Daniel Garcia
Gloria Groove.jpg
Nome completo Daniel Garcia Felicione Napoleão[1][2]
Outros nomes Daniel Garcia
Nascimento 18 de janeiro de 1995 (25 anos)
Cidade de São Paulo, SP, Brasil
Nacionalidade brasileiros
Estatura 1,72m[3]
Progenitores Mãe: Gina Garcia
Pai:
Parentesco
Cônjuge
Filho(s)
Ocupação Rapper, cantor, compositor, dublador, ator e drag queen
Principais trabalhos Nasce uma Rainha
Período musical 2002-presente
Gênero(s) Pop
funk carioca
hip hop
trap[4]
Instrumento(s) Vocal
Gravadora(s) SB Music
Página oficial
Página no IMDb (em inglês)

Daniel Garcia Felicione Napoleão[1] (São Paulo, 18 de janeiro de 1995), mais conhecido como Gloria Groove ou Daniel Garcia[a 1], é um rapper, cantor, compositor, dublador, ator e drag queen brasileiro.

Iniciou sua carreira em 2002, fazendo parte da nova formação do Balão Mágico, e em 2006 participou do quadro de calouros Jovens Talentos, no Programa Raul Gil, e no mesmo ano integrou o elenco da telenovela Bicho do Mato, na RecordTV. Após dez anos se dedicando à dublagem, ganhou notoriedade nacional em 2016 com a faixa "Dona".[5] Em menos de três meses, o vídeo alcançou a marca de um milhão de visualizações no YouTube, emplacando outras faixas como "Império", "Catuaba", "Gloriosa", "Muleke Brasileiro", "Bumbum de Ouro", "Arrasta (com Léo Santana)" e "Coisa Boa".[6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido e criado na Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, o artista provém de uma família humilde, tendo sido criado por sua mãe com ajuda de sua avó e sua tia. A mãe e a tia se apresentavam cantando em bares, para complementar a renda familiar. Começou a trabalhar com arte em 2002, quando participou da nova formação do Balão Mágico. Em sua infância, cantava no coral da igreja, onde teve uma forte referência de soul e da black music. Isso foi determinante para saber seu estilo musical.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Predefinição:VT Iniciou sua carreira em 2002, quando fez parte do Galera do Balão, a nova formação do Balão Mágico. Em 2006, participou do quadro de calouros Jovens Talentos, no Programa Raul Gil, na Band, no qual ficou entre os semifinalistas. No mesmo ano, integrou o elenco da telenovela Bicho do Mato, na RecordTV, como irmão da protagonista e que sofria com a frieza da avó materna, interpretada por Beatriz Segall, após a morte dos pais. Em 2005, passou a trabalhar com dublagem, dando a voz em seriados como Hannah Montana, Digimon Xros Wars, Doki, Power Rangers: Megaforce, além da franquia de filmes Descendentes.[7][8] Em 2014, passou a se identificar com a cultura drag queen ao assistir o talent show RuPaul's Drag Race, no qual artistas performáticos competiam para permanecer no programa através de números interpretativos de música e dança, decidindo descobrir-se no gênero e passando a adotar o nome de Gloria Groove.[7] Em entrevista ao portal UOL, Gloria falou sobre a descoberta: "Nunca me encaixei e me enxerguei dentro do que as pessoas esperavam para mim. Quando se olha, não se sabe se é homem, mulher, meio do caminho, se chama de ele ou de ela. Ser drag me permitiu me ver pela primeira vez como artista. Ali dentro, posso explorar o que quiser".[7]

Em 2016, decidiu iniciar a carreira na música e chamou atenção com o lançamento da música "Dona". Com a repercussão, embarcou na turnê Dona Tour, que passou por vários estados do Brasil. Chegou a abrir os shows de drag queens de renome internacional, tais como Sharon Needles e Adore Delano.[9][10][11] Em 3 de fevereiro de 2017, Gloria lançou seu álbum de estreia, intitulado O Proceder. As letras são, em sua maioria, retratos de sua vida como gay e drag queen de periferia, trazendo um ponto de vista mais pessoal e contundente, como temas sobre seus relacionamentos, como em "Problema", ou grandes composições, como em "Proceder".[12] Imediatamente após o lançamento do álbum, a cantora embarcou na turnê O Proceder Tour. Em junho, a cantora lançou o clipe de "Gloriosa", com uma letra sobre empoderamento e autoestima, utilizada pela própria cantora para superar momentos difíceis. O clipe cor-de-rosa já acumulou 3 milhões de visualizações e a música se tornou sua segunda a ultrapassar 1 milhão de reproduções no Spotify, abrindo caminho para a diva na plataforma.

No final de 2017, Linn da Quebrada lançou o single "Necomancia", com a participação de Gloria. Ainda no final de 2017, foi lançada "Liga o Mic", uma parceria com Murilo e Guido. Em novembro, a cantora lançou "Muleke Brasileiro", quarto e último single do seu álbum de estreia, apontada como uma das favoritas dos seus fãs. Nesse período, também foi lançado o single "Bumbum de Ouro".

Em fevereiro de 2018, Gloria lançou o clipe de "Bumbum de Ouro", sendo esse seu maior sucesso. O videoclipe, que foi um dos assuntos mais comentados no Twitter brasileiro em seu lançamento, já ultrapassou a marca de 90 milhões de visualizações no YouTube. A música ganhou ainda mais repercussão ao entrar para a trilha sonora de Malhação: Vidas Brasileiras. Em 31 de maio, com participação do baiano Léo Santana, foi lançado o hit "Arrasta", que chegou ao topo da lista Viral Brasil do Spotify. O videoclipe, lançado em 5 de junho de 2018, com direção e roteiro de Felipe Sassi, alcançou mais de 5 milhões de visualizações em menos de um mês. A música representou uma nova fase da cantora, que dialoga menos com questões sociais diretamente e mais em gravações para fazer todo mundo dançar e cantar.

Em 2019, dublou o protagonista Aladdin na refilmagem feita pela Disney, e também as cantou as músicas da trilha.[8]

Arte e imagem pública[editar | editar código-fonte]

Daniel define a "Gloria Groove" como "meio arrasto, meio rapper", e as composições de Groove variam de soul, trap, R&B e funk brasileiro.[13]  O cantor também é conhecido por interpretar e cantar como "rapper masculino" e "queer feminino";[13]  por exemplo, o cantor faz isso nos videoclipes de "Dona", "Império",[14]  "Bumbum de Ouro",[15]  e "Apaga a Luz".[13]  Como uma "Queer'', efeminada, uma Drag queen não-branca"., A carreira de Groove como cantora é uma maneira de "usar minha própria voz para apontar o que há de errado no Brasil".[16] Desde a primeira música, "Dona", Groove mostrou esse recurso com linhas sarcásticas como "Oh meu senhor / que animal é esse? / Prazer em conhecê-lo, meu nome é arte, querida".[13]  O cantor pretende representar a comunidade LGBT: "Minha música espera significar a existência de milhares de pessoas LGBTIQ - nossa música se torna uma plataforma de amor e auto-aceitação".[13]

O Groove foi influenciado pelo hip hop desde a infância; o cantor apreciado rappers do sexo masculino, tais como Usher ,[17]  mas o principal inspiração a cantar vem de rappers femininas, incluindo Lil' Kim , Missy Elliott, Nicki Minaj, Karol Conka, e Flora Matos.[18]  No começo, Groove não pretendia ser rotulado como um "drag rapper", mas depois pensou que poderia ser algo que diferencia o trabalho do cantor.  Embora O Proceder fosse considerado principalmente um trabalho de rap, ele já incluía músicas que misturam rap e pop como "Muleke Brasileiro",[17][19] também disse ser uma "música semelhante ao reggaeton ".  A música a seguir, "Bumbum de Ouro", foi considerada inteiramente pop com uma inspiração funk.[17][18]  O cantor fez isso conscientemente, na esperança de alcançar um público mais amplo[18] e era para ser o ponto de partida para o lançamento de um álbum pop.[17]

O Groove foi descrito como "ídolo" LGBT pela mídia brasileira[20].  A cantora foi destaque em "Rain Power", um ensaio fotográfico publicado na edição de agosto de 2017 da edição brasileira da revista Vogue.[20][21]  Apesar deste rótulo, a música de Groove também tem sido popular entre o público não-LGBT. [22][13]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Extented play[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Como artista principal
Ano Título Álbum
2016 "Dona"[26] O Proceder
"Império"[27]
2017 "Gloriosa"[28]
"Muleke Brasileiro"[29]
"Bumbum de Ouro"[30] Adicionado à nenhum álbum
2018 "Arrasta" (part. Léo Santana)
"Apaga a Luz"
2019 "Coisa Boa"
"YoYo" (part. Iza)
"Mil Grau" Alegoria
"Magenta Ca$h" (part. Monna Brutal)
"Sadanapo"
"A Caminhada"
Como artista convidado
Ano Título Álbum
2016 "Catuaba"[31]
(Aretuza Lovi part. Gloria Groove)
Mercadinho
2017 "Liga o Mic"[32]
(Murillo Zyess part. Gu1hgo e Gloria Groove)
No Recinto
2018 "Joga a Bunda"[33]
(Aretuza Lovi part. Pabllo Vittar e Gloria Groove)
Mercadinho
"Provocar"
(Lexa part. Gloria Groove)
Só Depois do Carnaval
2019 "Quem Tem Joga"
(Drik Barbosa part. Gloria Groove e Karol Conka)
Drik Barbosa
"Só o Amor"
(Preta Gil part. Gloria Groove)
Adicionado à nenhum álbum
"Sente o Drama"
(MC Dora part. Glória Groove e Drik Barbosa)
"Lágrima"

(Hiran part. Gloria Groove, Baco Exu do Blues e ÀTTØØXXÁ)

"Alavancô"

(Karol Conka part. Gloria Groove e Linn da Quebrada)

"Paz, Amor e Groove"

(Ruxell part. Gloria Groove e Rincon Sapiência)

Singles promocionais[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbum
2017 "Filhos do Arco-Íris"[34]
(com Artistas contra a Homofobia[a 2])
Adicionado à nenhum álbum

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Ano Título Outros artistas Álbum
2017 "Quebradeira" Danna Lisboa Ideais[35]
"Necomancia" Linn da Quebrada Pajubá[36]
2018 "Rebola" Iza e Carlinhos Brown Dona de Mim
"Show das Poderosas (Remix)" Anitta Adicionado a nenhum álbum
"Sem Terror" Quebrada Queer Ser
"Terremoto" Lia Clark É da Pista
2019 "Um Mundo Ideal" Lara Suleiman Aladdin (Trilha Sonora Original em Português)[a 3]
"Correr Para Viver"
"Correr Para Viver (Reprise)"
"Correr Para Viver (Reprise 2)"

Vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Título Outras aparições Diretor(es)
2016 "Dona" João Monteiro[37][38][39][40]
"Império"
"Catuaba" Aretuza Lovi
2017 "Gloriosa"
"Muleke Brasileiro" Rafael Kent[41]
"Liga o Mic" Murillo e Guigo Amanda Gatti
2018 "Joga a Bunda" Aretuza Lovi e Pabllo Vittar Felipe Sassi
"Bumbum de Ouro" Os Primos
"Arrasta" Léo Santana Felipe Sassi
"Apaga a Luz"
"Provocar" Lexa
2019 "Coisa Boa"
"YoYo" Iza
"Mil Grau" Samy Elia

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Personagem Notas
2006 Programa Raul Gil Participante Quadro: "Jovens Talentos"
Bicho do Mato Rui de Sá Freitas (Ruizinho)
2016–17 Amor & Sexo Jurado Quadro: Bishow
2018 TVZ Apresentador especial 2 episódios
2020–presente Nasce uma Rainha Apresentador

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Personagem Notas
2016 TupiniQueen Ele mesmo Documentário

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Personagem
2005-2009 As Aventuras de Doki Doki
2007–2011 Hannah Montana Rico Suave
2010–2011 Digimon Xros Wars Mikey Kudo
2013–2015 Power Rangers: Megaforce Jake Holling/ Power Ranger Preto
2013-2016 Casa Do Hi-5 Ainsley Melham
2017–presente Patrulha Canina Chase
2015–presente Star vs. As Forças do Mal Justin Towers
2018–presente O Vazio Kai

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Personagem
2015 Descendentes Rei Benjamin (Ben)
2017 Descendentes 2
2019 Aladdin Aladdin[8]
Descendentes 3 Rei Benjamin (Ben)

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • Dona Tour (2016–17)
  • O Proceder Tour (2017–2018)
  • Fase3 Tour (2019–presente)

Notas[editar código-fonte]

<notes />

Referências[editar código-fonte]

  1. 1,0 1,1 Gloria Groove no The Bate Boca - MixFm YouTube
  2. Erro em Predefinição:citar web: Parâmetros url e titulo devem ser especificados. Tv Globo (23 de janeiro de 2016). Retrieved on 21 de abril de 2017.
  3. https://twitter.com/gloriagroove/status/1090828345959424001
  4. Gloria Groove: A dona da porra toda Trip. UOL HOST. Visto em 10 de maio de 2018.
  5. Erro em Predefinição:citar web: Parâmetros url e titulo devem ser especificados. Vice (5 de fevereiro de 2016). Retrieved on 21 de abril de 2017.
  6. Erro em Predefinição:citar web: Parâmetros url e titulo devem ser especificados. SB Music (3 de fevereiro de 2016). Retrieved on 21 de abril de 2017.
  7. 7,0 7,1 7,2 Erro em Predefinição:citar web: Parâmetros url e titulo devem ser especificados. Portal Uai (8 de novembro de 2016). Retrieved on 21 de abril de 2017.
  8. 8,0 8,1 8,2 Gloria Groove diz que dublar 'Aladdin' foi como estar em casa: 'Estou realizando um sonho', Folha de S. Paulo
  9. https://alemdosroles.wordpress.com/2016/05/04/dona-tour-agenda-de-maio-gloria-groove/
  10. http://revistatrip.uol.com.br/trip-tv/gloria-groove-a-dona-da-porra-toda
  11. http://pizzadeontem.com.br/2016/10/voce-precisa-conhecer-a-drag-brasileira-gloria-groove-e-assistir-imperio-seu-mais-novo-clipe/
  12. Erro em Predefinição:citar web: Parâmetros url e titulo devem ser especificados. wallofwonders (3 de fevereiro de 2016). Retrieved on 21 de abril de 2017.
  13. 13,0 13,1 13,2 13,3 13,4 13,5 Meet The Queer Musicians Fighting For Art And Their Lives In Brazil, The World's LGBTQI Murder Capital. The Establishment (2018-11-13). Retrieved on 2019-11-22.
  14. "Bunda não deveria ser uma questão", diz Gloria Groove. Fora da Ordem (2018-02-08). Retrieved on 2019-11-22.
  15. As drag queens cantoras que são as novas divas do Carnaval. epoca.globo.com. Retrieved on 2019-11-22.
  16. Inside Brazil's Drag Revolution: How New Queens Are Changing A Homophobic Culture. Billboard. Retrieved on 2019-11-22.
  17. 17,0 17,1 17,2 17,3 Gloria Groove deixa rap e mergulha no pop em nova fase: 'É carnaval, época de mexer a bunda'. G1. Retrieved on 2019-11-22.
  18. 18,0 18,1 18,2 Gloria Groove: A música LGBT tem dado passos largos em um país que anda para trás. Confira a entrevista. Diario de Pernambuco (2018-04-21). Retrieved on 2019-11-22.
  19. Faixa a faixa | Gloria Groove comenta o álbum de estreia 'O Proceder'. Fora da Ordem (2018-03-02). Retrieved on 2019-11-22.
  20. 20,0 20,1 Gloria Groove fala sobre papel como ídolo da cena LGBTQ. Vogue. Retrieved on 2019-11-22.
  21. Pabllo Vittar, Liniker e artistas LGBT se unem em ensaio na Vogue Brasil - Emais. Estadão. Retrieved on 2019-11-22.
  22. Gloria Groove diz que a cultura drag no Brasil ainda precisa de valorização. Portal Uai Entretenimento (2016-09-08). Retrieved on 2019-11-22.
  23. Erro em Predefinição:citar web: Parâmetros url e titulo devem ser especificados. iTunes (3 de fevereiro de 2016). Retrieved on 21 de abril de 2017.
  24. Erro em Predefinição:citar web: Parâmetros url e titulo devem ser especificados. spotify (3 de fevereiro de 2016). Retrieved on 21 de abril de 2017.
  25. Gloria Groove no Instagram: “EM BREVE”. Instagram. Retrieved on 2019-10-21.
  26. Dona - Single by Gloria Groove. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  27. Império - Single by Gloria Groove. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  28. Que hino! Gloria Groove anuncia a pop “Gloriosa” como seu próximo single. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  29. Muleke Brasileiro - Single by Gloria Groove. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  30. Bumbum de Ouro - Single by Gloria Groove. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  31. Catuaba - Single. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  32. “Liga o Mic” clipe de estreia de Murillo Zyess com a participação de Gu1hgo e Gloria Groove chega cheio de empoderamento. Retrieved on 13 de junho de 2018.
  33. mercadinho. Retrieved on 10 de Abril de 2018.
  34. Filhos do Arco-Íris. Retrieved on 28 de maio de 2011.
  35. Ideais. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  36. Pajubá. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  37. Gloria Groove – Dona (Clipe Oficial). Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  38. Gloria Groove manda recado em "Império". Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  39. Aretuza Lovi ft. Gloria Groove. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  40. Glória Groove lança clipe para a faixa Gloriosa. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.
  41. Gloria Groove arrasa na coreo no clipe da ótima ‘Muleke Brasileiro’!. Retrieved on 11 de janeiro de 2018.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Erro de citação: Existem elementos <ref> para um grupo chamado "a", mas não foi encontrado nenhum <references group="a"/> correspondente (ou falta um elemento de fecho </ref>)