Waldyr Sant'anna
Roque-santeiro-waldir-santana-01.jpg
Descrição: Waldyr Santanna quando fez a novela Roque Santeiro
Nascimento: 26 de novembro de 1936
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nacionalidade: brasileiro
Morte: 21 de abril de 2018 (81 anos)
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação: Ator e dublador
Período de atividade na dublagem: 1958-2018
Cônjuge: Sandra Campos (1ª esposa) (1958-1978)
Cida Sant'anna (2ª esposa) (1978-1998)
Marize Motta (3ª esposa, viúva) (1998-2018)
Papéis notáveis: Homer Simpson

Waldyr Sant'anna (Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1936Rio de Janeiro, 21 de abril de 2018) foi um ator e dublador brasileiro, considerado um dos grandes nomes da dublagem brasileira.

Veterano da área, imortalizou pela voz dublando personagens como Homer Simpson em Os Simpsons,[1][2] Stan Laurel, Eddie Murphy[3] e Hacker em CyberChase.

Participou, também, de várias telenovelas, tais como Água Viva, Rosa Baiana, Sol de Verão, Guerra dos Sexos, O Salvador da Pátria, Suave Veneno, Roque Santeiro, de Dias Gomes, interpretando Terêncio,[4] o capataz (jagunço) de Sinhozinho Malta (Lima Duarte), em Baila Comigo como Jandir, na minissérie Sex Appeal como Jonas, em Corpo a Corpo como Agildo e em 2007 fez uma participação especial na novela Sete Pecados, onde interpretou um juiz de boxe. Waldyr também já participou de vários programas da Globo, como Linha Direta, o seriado Mulher e o seriado infanto-juvenil Sítio do Picapau Amarelo, durante a década de 80, dando voz ao o "Vidro Azul". Também fez narrações no seriado Juba e Lula. O ator também era formado em Direito.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Na dublagem, começou em 1958 em São Paulo, na AIC. Porém, em 1964 foi para o Rio de Janeiro, entrando na empresa Herbert Richers. Nas décadas de 1960 e 1970, atuou na Herbert Richers, CineCastro, TV CineSom, Dublasom Guanabara, e Televox.

Na CineCastro fez um papel muito famoso na época, que foi o pato Patolino. Nos anos de 1980 e 1990 atuou em outras empresas como Tecnisom, Croma, Peri Filmes, Telecine, e VTI.

Em sua carreira na dublagem, Waldyr sempre dublou de tudo um pouco, mas podemos citar o seu trabalho no cinema dublando muitos atores de Hollywood, como Eddie Murphy, William Shatner, e Stan Laurel em vários filmes, -Louis Gossett Jr. em Juízo Final e Rebeldes e Heróis, Ving Rhames em Eu Os Declaro Marido e... Larry e Missão Impossível 2, Kirk Douglas em Chaga de Fogo e Duelo de Titãs, Danny Glover em Pescando Confusão e Vamos Pescar, entre outros. Em outros filmes famosos com atores conhecidos ou não Waldyr fez Frank Bryce intepretado por Eric Sykes em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Warden Hal Moores interpretado por James Cromwell em À Espera de Um Milagre, Monsier Le Pelt interpretado por Gérard Depardieu em 102 Dálmatas, Rio, interpretado por Robert Taylor em A Bela e o Renegado, Tigre, dublado originalmente por Albert Brooks em Doutor Dolittle, Detetive Nordberg, interpretado por O.j. Simpson em Corra Que a Polícia Vem Ai! e Corra Que a Polícia Vem Ai 2 1/2, Arthur Stanhope, interpretado por John Bennett Perry em George - O Rei da Floresta, Tom Elder, interpretado por Dean Martin em Os Filhos de Katie Elder, Brigadeiro-General Francis X. Hummel, interpretado por Ed Harris em A Rocha, entre outros.

Em desenhos, Waldyr imortalizou muitos clássicos como a voz do Homer Simpson até a 7° temporada,[5] e da 15° até o episódio 6 da 18° temporada em Os Simpsons, no qual foi seu trabalho mais famoso, também fez o Narrador e personagens secundários em Sheep na Cidade Grande, a primeira voz do avô de Ben, Maxwell Tenyson em Ben 10, Rock Bottom em O Gato Félix, Doutor Paul Williams em Laboratório Submarino 2020, Peter Potamus em A Arca do Zé Colméia, Nagatomi Rikiei em Samurai Champloo, Okyoko na segunda dublagem de Yu Yu Hakusho, entre outros.

Em séries Waldyr também teve uma participação importante, como a segunda voz do Ministro interpretado por Bill Cobbs e Todd interpretado por Todd Lynn em Eu, A Patroa e As Crianças, Detective Drummer interpretado por Barry Shabaka Henley em Em Nome da Justiça, George Feeny interpretado por William Daniels em O Mundo é Dos Jovens, Doutor Harold Samuels interpretado por William G. Schilling em Uma Turma Genial, Tenente Theo Kojak interpretado por Ving Rhames em Kojak (2006), Engenheiro Montgomey Scott interpretado por James Dooham na segunda dublagem de Jornada nas Estrelas, San Dorba interpretado por Ken Nishida e Boiser interpretado por Shinichi Chiba em Policial do Espaço Gavan, Saperstein interpretado por Mark Russell em Kojak (1976), entre outros.

Waldyr era diretor de dublagem desde os anos 1970. Entre seus trabalhos de direção estão os filmes Filhos da Esperança, Os Melhores Dias de Nossas Vidas, Ressaca de Amor, Entre Amigos, Jornada Nas Estrelas - A Nova Geração, Arquivo X, a segunda dublagem de A Ilha da Fantasia, entre outros.

Nas décadas de 2000 e 2010, Waldyr Santanna voltou para a Herbert Richers, de onde tinha saído em 4 de Março de 1978, após mais de 25 anos sem trabalhar na empresa. Desta forma, volta a casa, e ao personagem Homer Simpson, também após vários anos sem dublá-lo. Tal retorno se deu graças ao diretor Mário Jorge de Andrade (o mais frequente dublador de Eddie Murphy), e nessas décadas também dublou pela Delart, Double Sound, Wan Macher, Cinevideo, e Audiocorp.

Em 2007, Waldyr Santanna deixou de dublar o Homer depois de uma briga com a Fox sobre direitos autorais, e foi substituído por Carlos Alberto Vasconcellos.[6]

Na dublagem, era motivado pelos seus ideais e princípios e um grande defensor dos direitos autorais conexos, tendo falado sobre isso em várias entrevistas e palestras que dava pelo Brasil.

Waldyr namorou a cantora Dora Camargo entre 1955 e 1958, e foi casado com a também dubladora Sandra Campos, entre 1958 e 1978, com quem teve um filho, Alecksei, e depois entre 1978 e 1998, com Cida Santanna, com quem teve Waldyr Santanna Júnior, e posteriormente com Marize Motta, de 1998, até a morte dele, em 2018.

Waldyr faleceu em 21 de Abril de 2018. Foi mencionado que ele tinha vício em álcool, mas não se sabe se a causa foi por conta disso. Em anos anteriores recentes, Waldyr havia tido problemas do coração, e feito alguns procedimentos.[7]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar código-fonte]